IARC -  Isaac Asimov’s Robot Challenge - Edição Julho 2005

O desafio consiste em controlar um robô móvel para o seguimento autónomo de um percurso no laboratório, identificado por uma linha preta. Pretende-se que os alunos desenvolvam os seus conhecimentos de programação e adquiram também uma noção de controlo e das suas dificuldades de implementação.

Calendário

Quarta feira, dia 20 de Julho às 18 horas: final dos ensaios. A partir dessa hora o robô deixa de estar disponível.

Quinta feira dia 21 de Julho às 14 horas terão lugar as competições.

Regras da Competição

Embora a vontade competitiva seja motivadora para este trabalho, o que realmente importa é o quanto se aprende pela troca de ideias entre vários grupos e pela colocação em comum de experiências e saberes. O melhor prémio é o que se aprende e não o lugar que se ganha. Desta forma, entre competição desenfreada e colaboração mútua e frutuosa prefira sempre esta última.

 

Nota:

Os robôs ficarão disponíveis 24 horas por dia no laboratório de Automação e Controlo. Os alunos devem procurar junto dos docentes da disciplina obter as chaves magnéticas para acesso ao laboratório.

Quando uma equipa não estiver a usar o robô deverá deixá-lo a carregar as baterias. No entanto, em dias de pouca utilização, deve ser evitado deixar o robot a carregar por grandes períodos de tempo (superiores a 24 horas consecutivas).

Se alguma equipa danificar os robôs deverá assinalá-lo rapidamente para que se tentem realizar as reparações necessárias. Se a avaria for grave a equipa poderá ser desqualificada.

 

Equipas

Os participantes deverão enviar um mail para gsmm47080@hotmail.com para se inscreverem.

O mail deverá incluir a disciplina pela qual estão a participar na prova e o nome do prof. responsável, os nomes e números dos elementos do grupo e opcionalmente um nome para o grupo se assim o desejarem.
Depois de estar inscrito, ser-lhe-á atribuído um robot (há vários disponíveis) que o seu grupo partilhará eventualmente com mais um ou dois grupos. Atenção que o robô será entregue em bom estado de funcionamento (o Gonçalo ou o Vasco testá-lo-ão à sua frente com um programa para o efeito) e no final deverá ser entregue no mesmo estado e em pleno funcionamento também. Por isso, testem sempre o robô antes de o utilizarem, pois os grupos a quem o robot for atribuído serão responsáveis por ele.

 

Equipas inscritas:

 

Alunos

 

Robô

Disciplina

Professor Responsável

Mário Marques  
Pedro Pires       

51167
51185

Neptuno TAI Caldas Pinto
Nelson Pina  
Nuno  Mendes
41679
45748
Falcão TFC Caldas Pinto
Artur Granja  
Alexandre Fernandes
48446
46268
Lugh TAI Caldas Pinto
Paulo Tomé  
André Folgado
55531
55584
Leão IP João Sousa
Valter Carrolo  
Miguel Elias
55567
55523
Albatroz IP João Sousa
Gonçalo Perpetuo 
Carlos Vasconcelos
55568
56130
Leão IP João Sousa
Vasco Valdez 47201 Destry TFC Carlos Cardeira
Henrique Pereira 
Pedro Freitas
45694
47168
AGV 2005 TFC Carlos Cardeira

 

 

 Resultados

 

 

Alunos

 

Robô

Linguagem de programação

Pontuação

1 Artur Granja  
Alexandre Fernandes
48446
46268
Lugh C++ 200
2 Henrique Pereira 
Pedro Freitas
45694
47168
AGV 2005 Simulink 190
3 Vasco Valdez 47201 Destry PLC 180
4 Nelson Pina  
Nuno  Mendes
41679
45748
Falcão C++ 140
5 Mário Marques  
Pedro Pires       
51167
51185
Neptuno C++ 60
6 Valter Carrolo  
Miguel Elias
55567
55523
Albatroz Simulink 20
7 Paulo Tomé  
André Folgado
55531
55584
Leão Simulink 10
8 Gonçalo Perpetuo 
Carlos Vasconcelos
55568
56130
Leão Simulink 10

Relatórios

Equipa vencedora

Plataformas móveis

AGV 2005

Filmes e Fotos

Filme1    Filme2    Filme3    Filme4

Professor responsável pelo concurso: Carlos Cardeira