Instituto

Superior

Técnico

Licenciatura de Engenharia Mecânica

 

Gestão da Produção I - 2005/2006

 

Estudo dos tempos num posto de trabalho da empresa RIGdois

Monte Abraão - Lisboa

 

Objectivos:

 O objectivo deste trabalho foi o estudo de um posto de trabalho com vista a aumentar a sua produtividade.

 

Procedimento:

Foi aplicado o método dos estudos dos tempos sendo estes determinados pelo método das cronometragens

 

Descrição das actividades:

O ciclo começa com a montagem do rolo (matéria prima) no desenrolador seguido da passagem da banda metálica pelo alimentador. Em seguida era efectuada a produção automática da peça com o respectivo consumo do rolo.

Sempre que a quantidade de peças produzidas chegasse Às 800, os contentores eram substituídos por vazios, fazendo com que a produção parasse. O ciclo termina com o consumo total do rolo.

 

O posto de trabalho:

 

Alternativa para eliminar a necessidade de remoção dos resíduos manualmente, com utilização de condutas de guiamento:

 

Optimizações tomadas:

 

Conclusões:

O estudo ao posto de trabalho da empresa RIGdois, revelou tempos de inactividade na ordem dos 49% em relação ao tempo médio de ciclo.

Através de várias implementações era possível diminuir esse tempo apara uma percentagem de 39,7%.

 

Agradecimentos:

Em primeiro lugar, queríamos agradecer ao director da empresa Rui Martins, por ter possibilitado a realização do trabalho nesta empresa e por ter concedido o tempo do excelentíssimo senhor João Reis da secção de planeamento e gestão de novos projectos.

 

Trabalho realizado por:

António Tavares nº51484

Biavanga Zione nº53168

Jorge Miguel nº49837

Pedro Teodoro nº51179